LOGO marcante

Pensando em criar um logo para sua loja de roupas? Saiba quais são os desafios que toda marca precisa passar.

A ideia é conceituar a marca, conectando com o consumidor, fazendo com que ela venda no seu nicho de mercado. Para isso, use de uma simbologia marcante na criação de logo, cores e etc, seguindo uma impactante identidade visual.

A identidade visual é uma das partes mais importantes no projeto de criação. Conceitos quando falamos de design, está muito além da divulgação de marcas de roupas. No design deve ter elementos fundamentais que compõem esse conjunto de características gráficas da loja.

Uma simples e bonita fachada de loja. Img/ créditos: Unsplash

O conceito de um logotipo

Logotipo é uma composição estética feita por meio de símbolo, emblema ou tipografia com referencia a identificação de uma marca. No uso, para fins de design e comunicação, logos são criados para uma demonstração visual com significados conceituais a qual empresa pertence. Nessa representação gráfica, logotipos podem ser usados das seguintes formas:

  • apenas símbolos ou emblemas;
  • símbolos ou emblemas com nomes escritos (um elemento gráfico acompanhado do nome da marca);
  • apenas o nome da marca (utilizando a tipografia e cores que representem a identidade visual da marca.

É importante lembrar, que logos não podem ser feitos de maneira genérica. A ideia que deve passar é que ele represente a empresa. Por exemplo, cultura, diferenciação no serviço, tribo que pertence, usando de uma linguagem visual que se conecta diretamente com o mercado e o público-alvo. O estudo de todos essas representações é o que vai trazer ao profissional (designer) que criar o logotipo, os significados que sua marca tem que transmitir.

Qual é a importância de um logotipo para loja de roupa?

Um logo para loja de roupas bem projetado, tem uma importância estratégica para crescimento da sua marca junto com o seu público, e também para sua influência e decisões de compra.

Ao observarmos o mundo da moda, parte dos logos marcantes, realmente marcam gerações e nos fazem lembra-los imediatamente e à marca ao qual pertencem. Por exemplo, quando você pensa em calça, qual marca mais lhe atrai? Pensou em ir ao Shopping ou loja do seu bairro, qual a primeira que vem na sua cabeça? Está lembrança deve estar embutida no seu logo fortemente.

E qual a importância de uma marca para sua loja de roupa?

Está pergunta também deve ser feita, porque uma marca é a raiz de onde começa seu negócio e que tende somente a crescer.

Escolher um bom nome para sua loja é essencial. O nome é um dos elementos mais importantes para lembrar a marca da sua loja.

Uma marca só pertence aquele de quem é detentor dela, sendo a melhor opção e segura, fazer um registro de marca no INPI, trazendo muitas outras vantagens e valorização comercial, como também a proteção de ninguém usar indevidamente sua marca, evitando problemas futuros. Só é dono da marca, quem registra primeiro, e isto, fazemos aqui para você.

Criar percepção de marca

Toda vez que um logo de loja é visualizado numa fachada ou vitrine, alguém está observando que ali há produtos, sacola ou outro item daquela marca, isto é muito esperado. Essa associação é feita por meio da repetição, mas o forte é percebido quando há, de fato, um trabalho de qualidade na percepção e execução aplicada ao logo.

Excelente simplicidade gráfica. Img/ créditos: Unsplash

Quando o público observa seu logo com uma certa frequência, por vezes, ele estará pensando na sua marca e fazendo a associação da representação gráfica com produtos e empresas concientemente. Isso vai gerar consciência de marca.

Como divulgar uma marca

O logotipo ajuda na divulgação de marcas. E isso pode ser mostrado com exatidão, como quando você vê o logo de uma empresa representado num banner, catálogo, flyer, banner. Quase sempre a divulgação nestes suportes são representados pelo logo ou identidade visual.

Logotipos e identidade visuais também ajudam a divulgar a marca em postagens de redes sociais e até mesmo quando encontra-se estampado em uma peça de roupa, uniforme, avental, boné, chapéu ou qualquer acessório de vestimenta. A associação da marca tende ser mais rápida e o logotipo conhecido.

Influenciar ideias e seguidores

Uma criação de logo para loja o correto é ser feita por um profissional competente. Assim não terá ruídos em sua comunicação por um trabalho amador , você estará, de fato, comunicando profissionalmente com o que deseja transmitir para seu público.

Se sua loja é para um público sofisticado, esportista, moda jovem (team), loja de moda infantil, conservadora ou seja qual for, isto precisará ser representado no logo. Como também a classe social de quem irá comprar as peças de roupa, esse reflexo tem que estar entre o consumidor e o logotipo.

Dicas preciosas para criar logo para sua loja de roupas

A criação de logo para loja de roupas precisa de dedicação e empenho e conhecimentos de design. Ainda que seja simples, deve-se pensar num projeto para ter bons resultados e garantir um trabalho bem feito. Listamos abaixo, veja:

Tenha uma identidade visual para sua marca

Comece com a identidade visual que remete profissionalismo. Esse trabalho pode ser o mais completo possível, é uma questão de tempo, mas acredite: é o que retribui para um melhor comunicação visual da sua marca no mercado, seja offline (com em embalagens, por exemplo), ou seja online (em posts de redes sociais como no Instagram).

Com uma identidade visual você aplica quais são formas, cores, símbolos, ilustrações, fontes de texto e outros detalhes importantes da marca. A partir desses itens, você consegue criar um logo bem conceituado e conciso para usar onde precisar.

Defina sua persona

Uma pergunta importante é saber quem é a pessoa que vai comprar da sua marca. Pois a partir de uma pesquisa e sabendo as preferências, intenções e desejos de compra do consumidor, você conseguirá definir a persona da marca. Isto é, um perfil fictício do seu público. Assim, define o tipo de logo vai impactar mais sua persona.

É uma definição que deve ser tomada para que o logo da sua loja de roupas consiga conectar com o seu público consumidor.

Não importa se você vende roupas fitness ou moda praia, o importante é que seu logotipo consiga se comunicar com o perfil do público e seja agradável para quem compra.

Comunicação online com o seu público

A comunicação online com o seu público é imprescindível nos dias de hoje. Estamos vivendo a era de um mundo virtual conectado. Temos as redes sociais, Instagram, Facebook, aplicativos de conversas como o WhatsApp, websites, lojas virtuais.

Ter um logo que se adeque ao mundo virtual, tem todo um estudo de design e aplicações corretas para o uso do mesmo.

Referências de logotipos para loja

Outros logotipos podem servir de referência para inspiramos na criação de sua marca. Mas, tenha cuidado: inspiração é uma referência, não deve ser uma cópia! Uma cópia se torna plágio e isto é proibido por lei. Afinal, ninguém quer ter sua marca plagiada e para ter uma empresa de sucesso e se proteger, faça registros de marcas.

Os logos mais famosos do mundo são aplicáveis onde precisar, servindo para todo tipo de comunicação e até mesmo nos seus produtos. Portanto, ficar atento aos detalhes minuciosos da marca e sua representação gráfica, fará sua marca crescer muito! Img/ créditos: Unsplash

Aproveite e confira nosso portfolio de logotipos, estamos aqui pronto para lhe atender!

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