LOGO marcante

Para você que está abrindo uma empresa e fazendo o planejando para criar uma marca, primeiramente pensou no logotipo e talvez em uma identidade visual. Enfim, quais são as necessidade delas?

A cada dia os consumidores compreendem melhor as marcas de seus produtos e serviços adquiridos. Isso é instigado pois ao comprar, o consumidor está sendo influenciado de alguma forma, mesmo que inconsciente, por meios de sentimentos que aquele negócio ou comércio provoca.

Estás informações são tão valiosas é importantes que uma empresa se posiciona e direciona o seu público alvo, atendendo a sua necessidade de consumo.

Uma das fatias na comunicação é a criação de logotipo com uma identidade visual: eles são a (de)codificação em cores, traços e elementos do posicionamento da sua marca no mercado. Com design, simbologia aplicados corretamente, elas vão impactar o seu público alvo, em poucos instantes, quem você é e te ajudar a se firmar como referência no seu segmento. Vamos lhe explicar como, e porquê!

Entendendo a diferença entre Logotipo e Identidade Visual

Deixamos claro que logotipo e a criação de identidade visual não são a mesma coisa. Logotipo é a representação gráfica da sua marca. A identidade visual, por sua vez, envolve o logotipo, mas também, papelaria, como papeis timbrado, envelopes, cartões de visita, folders, flyers, banners e etc. A tipografia é importantíssima no projeto a escolha ideal, às cores com suas psicologias, website, artes em geral como até mesmo para redes sociais. Ou seja: a identidade visual é o estilo conceitual aplicado aos materiais gráficos de sua empresa para que eles sejam padronizados.

Isso é primordial por duas importâncias:

  1. Primeiro, você passa ao receptor uma mensagem de organização e coerência da marca, tornando-a bem vista pelos consumidores.
  2. Segundo, ao usar uma identidade visual, além da fixação e posicionamento no mercado que você atua, ela se adapta em diferentes materiais gráficos.

    Sendo assim, sua marca estará automaticamente fixando a imagem institucional da empresa ou negócio na mente do seu público-alvo, o que fará com que as pessoas lembrem da marca quando precisarem de seu serviço.

Pensando nisso, antes de desenvolver qualquer material gráfico é hipper importante que tudo esteja muito alinhado ao design, como será o seu logotipo com uma identidade visual. Assim tonará toda a comunicação forte e eficaz.

Investimento na marca

De inicio é normal parte dos empresários procurar economizar com seu negócio, pelo fato de aplicar dinheiro para empreender. Mas a identidade visual deve estar cotada no orçamento que será empreendido. Veja bem, você não quer entrar no mercado com uma comunicação amadora ou generalizada, ok? A primeira impressão é o que fará da sua marca o posicionamento que quer estabelecer.

O designer profissional e a linguagem visual

Pensando em economizar e investir mais para frente com outros é arriscado. Pois seguir uma linguagem visual feita por um único profissional e empresa é o mais coerente, pois contratando outro (a) mais para frente, terá que refazer todos os materiais gráficos e enfrentar um reposicionamento de marca, tendo que reconquistar os clientes, linha de pensamento, branding aplicado, que se fidelizaram o que pode causar confusão com uma mudança de linguagem visual.

Planejamento de uma identidade visual

O planejamento na identidade visual como estratégia da comunicação, está embutido o logotipo, mas é necessário ter ciência que ela não pode ser planejada sem antes fazer um estudo de mercado com uma análise profunda do negócio.

Aplicando o Branding

Tenha em mente que e pergunte-se a si próprio: como é meu público alvo? Ele está em busca de um consumo acessível ou de luxo? O meu cliente quer algo mais divertido ou sério? A marca passa seriedade profissional independente do que vão consumir? Quais são os meus diferenciais com a minha empresa em relação aos concorrentes? Quais são os meus diferenciais de negócio que ocupo em relação ao mercado? Como é minha comunicação? Sigo uma linguagem visual? Uma linguagem fonética? É uma marca segura, exclusiva? Estou focado no meu público ou somente no produto?

Adquirir esses conceitos, são valiosos para aplicação do branding na marca, usando de um bom logotipo com uma identidade visual adequada. Pois fara sua marca estabelecer uma conexão com seu público.

Logo, marca, identidade visual e o investimento profissional

Investir na comunicação é o sucesso para posicionar sua empresa profissionalmente. Mas, para que isso aconteça, o logo juntamente com a marca tem que ser criado de forma profissional, seguindo diretrizes. Não deve ser somente bonito esteticamente, ele tem de transmitir de maneira assertiva os sentimentos e valores os quais sua marca quer comunicar.

Tendo o profissional que o execute uma boa comunicação, ele precisará estar atento ao briefing e ser apto para realização da tarefa. Alguns pontos são essenciais para garantir que seu logotipo fique adequado e cumpra sua função corretamente junto a estratégia de identidade visual.

Vamos listar os principais:

1) Criação de logotipo e identidade visual original

Para sua empresa se destacar no mercado, tornar-se a criação de logo original é algo imprescindível. Pois ter um logotipo genérico não é nada profissional, pois fará que sua marca seja esquecida, confundida, e sujeita a se tornar mais uma apenas num mercado tão concorrido.

Um logotipo exclusivo – feito especialmente para sua marca e pensado no negócio – é a forma totalmente eficiente de demonstrar profissionalismo e excelência num todo. É um bom ponto de partida para demonstrar ao público-alvo da sua marca, o quanto ela é diferente e única. Além do pré-requisito de poder ter um registro de marca no INPI, por exemplo, por conta da sua originalidade.

2) Design: Cores, simbologia e tipografia adequadas

Um logotipo e a identidade visual precisam ser ajustados à estratégia de comunicação da sua empresa. Para isso, existem estudos, como psicologia das cores, usos ideias de tipografia, etc.

Por exemplo, existem tipografias modernas, contemporâneas, antigas, femininas, masculinas, infantis e por ai vai. Tudo vai depender do projeto na construção do logo como no segmento mercadológico da sua marca, o público alvo e como você quer se conectar com ele.

3) Aplicação da identidade visual

Como explicado o logotipo e a identidade visual são fundamentais para conexão com o público alvo e percepção da imagem institucional da marca e seu ramo de atuação. Na concepção estética, deve ser atraente, receptivo, levando uma mensagem clara que deve passar no logotipo, sendo impactante e aplicável em diversos materiais gráficos e design.

Aqui na Logo Marcante você encontrará profissionais qualificados para isso, que contribua na construção da sua marca para uma excelente identidade visual.

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