
No branding o naming trata-se de um repertório de técnicas criativas e estratégicas para criar nomes de empresas, negócios e produtos.
O objetivo de diferenciar um negócio comercial, depende da boa escolha de um nome, o que refletirá em toda a marca para trazer resultados satisfatórios.
Parece ser simples fazer a escolha de um nome de marca, mas é uma das partes mais difíceis e importantes. O nome tem que ser envolvente e conectar certeiramente com o público.
Você sabe o que é naming em relação a marca?
Algum tempo atrás, criar marcas, tinha o apenas o objetivo de comunicar. Sendo assim, as marcas tendiam a ter nomes descritivos, apenas com a função informativa.
Com o passar do tempo, os mercados cresceram e ficaram mais complexo, tornando o nome das marcas em uma nova condição para diferenciar os produtos ou serviços de concorrentes. Transformando-se, as marcas não são mais somente informativas, e sim recheada de cultura e personalidade, além da criatividade. Marcas criativas, também são importantes desde a escolha do nome, pois ativam o publico consumidor tomar decisões por influências nas compras.
Naming poderá se tornar num ativo infinito, podendo ser o maior bem patrimonial de um produto ou serviço para marca que é construída dia após dia.
1) Qual a ideia que você quer passar quando associarem sua marca?
A construção é feita dia após dia como já dissemos, por isso sua marca deve ter coerência, e o fundamental é ter certeza dos objetivos que pretende alcançar. Sua marca deve ser única e cheio de personalidade que conversa (conecta) com o público.
2) Mas como proceder para conseguir um bom resultado para a escolha de naming?
Primeiramente deve-se obter as informações com uma analise minuciosa de perguntas formuladas que chamamos esse documento de briefing. O documento deve ser preenchido e avaliado e isto fazemos muito bem na LOGO marcante.
3) E quais os serviços para os nomes de marcas que são propostos?
Além de todo o estudo de definição do público para atingirmos o alvo correto do nome como na concepção visual do design, são propostas as criações de marcas como:
- Chuva de ideias “Brainstorm”;
- Escolha de nomes conforme estudo de briefing;
- Definição com estudo de marca em projeto detalhado com explicações de cada etapa na escolha;
- Disponibilidade de registros no INPI;
- Disponibilidade de registros para domínios (nomes para site);
- Serviço de criação de logo com registro de marca com todos os arquivos apropriados para uso na web e gráfico.
Saiba quais as opções estratégicas de naming
É extremamente importante que você saiba que tipo de nome você quer ou planeja ter, por isso, aqui mostraremos algumas possibilidades estratégicas para trazer inspirações e possibilidades de naming para sua empresa ou negócio.
Naming muito descritivo, descritivo, pouco descritivo e não descritivo
Muito descritivo: Demonstra explicitamente e diretamente o que vende.
Descritivo: Possui uma conexão suficientemente clara com o tipo de produto ou serviço.
Pouco descritivo: Faz o nome falar mais sobre o posicionamento de marca do que sobre o produto ou serviço que vende.
Não descritivo: Um nome inesperado e ousado, que não descreva o produto ou serviço, e também o posicionamento de marca como o pouco descritivo.
Todos os nomes estratégicos de marcas acimas tem os seu pontos positivos e negativos que ficará a critério de analise de briefing.
Gostou do nosso conteúdo?
A LOGO marcante é especializada em criação de logos, registro de marcas, onde atendemos empresas de Campinas e região, como em todo o Brasil e no mundo. Quer conhecer mais? Veja nossos projetos de logos conceituais.