O dito Corredor Asiático na região metropolitana de Campinas é conhecido como um polo industrial e de negócios que abriga um grande número de empresas e marcas de origem asiática, principalmente japonesa, coreana e chinesa.
Existe o famoso corredor asiático na região de Campinas?
Fizemos uma busca de informações na internet que não são exatamente muito completas, afirmando que o corredor tem início em Campinas e se estende por diversas cidades da região, como Sumaré, Hortolândia e Paulínia.
Obs: Algumas cidades vizinhas ao “corredor asiático”, como: Americana, Indaiatuba, Jundiaí, por exemplo, (tem muitas empresas de origem asiática). Existem sim, um número de empresas de origem asiática na região de Campinas.
Algumas das empresas e marcas asiáticas na região:
- Honda – Fabricante japonesa de automóveis, com fábrica em Sumaré-SP.
- Toyota – Fabricante japonesa de automóveis, com fábrica em Indaiatuba-SP. (Indaiatuba é uma cidade vizinha às cidades do corredor e também abriga várias empresas, muitas delas de origem asiática)
- Samsung – Empresa sul-coreana de tecnologia, com um centro de pesquisa e desenvolvimento em Campinas-SP.
- Foxconn – Empresa taiwanesa de eletrônicos, com uma unidade em Jundiaí-SP.
- Huawei – Empresa chinesa de tecnologia, com um escritório de pesquisa e desenvolvimento em Campinas-SP.
- Sumitomo Chemical – Empresa japonesa de produtos químicos, com uma unidade em Paulínia-SP.
- JTEKT – Empresa japonesa de autopeças, com uma fábrica em Limeira-SP.
- Denso – Empresa japonesa de autopeças, fábrica de sistemas de injeção eletrônica e ar-condicionado automotivo em Americana-SP.
Desenvolvimento econômico da região
A presença dessas empresas tem impulsionado o desenvolvimento econômico da região, gerando empregos e atraindo investimentos. Além disso, o apelidado corredor também tem contribuído para a diversificação da economia local, que historicamente teve ou tem uma forte presença em vários setores.
Devido à concentração destas empresas de origem sul-coreanas, chinesas e japonesas – Toyota, Hyundai, Honda, Stanley, Sumitomo, LG, Samsung, Huawei, ZTE, CJ e Ajinomoto -, a área é identificada como “corredor asiático“.
Vale lembrar que existem muitas outras empresas, principalmente de origem asiática, que fazem parte do “Corredor Asiático” e contribuem para o desenvolvimento econômico da região.